Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 Aparentes contradições.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. EmptyQua Dez 05, 2007 10:18 am

Quero neste tópico colocar algumas aparentes contradições que há em algumas passágens do Tanakh, não para fazer críticas mas sim para dirimí-las.
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Re: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. EmptyQua Dez 05, 2007 10:34 am

Eu gostaria de tirar minhas dúvidas a respeito dos capítulos 22 a 25 de Números, que conta o episódio da guerra contra os midianitas.
No capítulo 22 começa com Balaque enviando mensageiros ao Profeta Balaão para que este amaldiçoe ao exército israelita em marcha contra Midiã, e nos versículos 7 em diante vemos que Balaão fez tudo de acordo com o que o S-nhor lhe havia orientado, inclusive o eterno o havia mandado seguir com os mensageiros de Balaque.
Aí já nos versos 21 em diante, que conta o episódio da fala da jumenta, vemos que D-us se desagradou com Balaão, enviando o anjo contra ele, como se ele houvesse desobedecido ao eterno. No capítulo 23 vemos que Balaão começou abençoar a Israel até o 24, inclusive a profecia sobre a estrela de Jacó.

Então, exatamente no capítulo 22 onde está a falha de Balaão????



Mas eu gostaria de saber como a tradição judáica explica o erro de Balaão???

Obrigado e tudo de bom!!!!


Última edição por em Seg Fev 11, 2008 11:19 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: eu nao   Aparentes contradições. EmptyQua Dez 05, 2007 4:59 pm

eu nao entendi corretamente...
Tente reformular a pergunta, pois fica mais facil...
creio que voce esteja se referindo a que Bilam foi enviado para amaldiçoar o povo de Israel e acabou abençoando, correto?

Bom...

Aconteceu que (Se bem me lembro, pois estamos bem longe da parashat Balac) Bilam, indo amaldiçoar israel, foi "impedido" de faze-lo e exortado a fazer o contrario, ou seja, abençoar o povo de israel.

O Anjo apareceu para impedir-lhe que fosse fazer algo, mas nao lembro exatamente o que. Me lembro que por causa do anjo a burra em que andava parou Very Happy

Iremos discutir isso previamente.

Chanukah Sameach!'
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Re: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. EmptyQui Dez 06, 2007 10:00 am

Bem, Daniel, acontece que lendo nos capítulos dá pra ver que Balaão só fez o que D-us mandou, e no episódio não fica claro o erro de Balaão.

E é aí que gostaria que se mostrasse onde está o erro de Balaão.
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Re: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. EmptyQui Dez 06, 2007 10:48 am

E também mais na frente, no episódio dos despojos da guerra contra os midianitas, Moshé repreendeu o exército por não ter feito conforme o mandado, e ele coloca que pelas mulheres midianitas na praga de Baal peor, Balaão enganou Israel, mas carece do momento em que Balaão comete esse erro.


Valeu e Kul Tuv!!!!


cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Na verdade   Aparentes contradições. EmptyQui Dez 06, 2007 6:57 pm

na verdade Bilam fez o que deus mandou, mas tinha a intenção de amaldiçoar israel. Não fosse Hashem, ele teria amaldiçoado.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Outra coisa:   Aparentes contradições. EmptySeg Dez 10, 2007 9:08 am

Quando Balaão terminou de fazer seus serviços ele "foi-se para sua terra", e ele era da cidade de Petor, que ficava junto às margens do Eufrates, na região do atual Iraque. Mas quando da batalha contra os midianitas, que aconteceu no atual território de Israel, Balaão aparece sendo morto na guerra, e o escriotor faz questão de ressaltar a morte dele. Então como se explica isso??? Teria ele ainda não ido?? ou o exército israelita foi até ele na cidade de Petor???

Abraços e Kul Tuv cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Outra:!!!   Aparentes contradições. EmptySeg Fev 11, 2008 11:21 am

Como o Rei Shaul morreu???

Ele suicidou-se???
( I Samuel)

Ou foi morto pelo servo amalequita ao qual Davi matou??

(II Samuel)


Shalom!!!!

study study study study study Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Chaul Halevi

Chaul Halevi


Número de Mensagens : 2
Idade : 43
Nome : Chaul Halevi
Data de inscrição : 02/11/2008

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Como Saul Morreu....   Aparentes contradições. EmptyDom Mar 01, 2009 3:33 pm

Querido Chaver;
Shaul Morreu como é contado no relato mencionado na primeira referência citada pelo Sr.; quanto ao mensageiro, este quis apenas tirar proveito da situação, e daí mentiu a David Mélech pra tentar ganhar algum dinheiro, dizendo-se ele mesmo ter matado Shaul!!!


Cordialmente Shalom!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
stone




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/05/2009

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Re: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. EmptySeg maio 11, 2009 11:57 pm

A questão de Balaão seria :

1. o anjo o repreendeu posto que ele estava muito ancioso para ir.

2.especula-se que ele é que tenha incentivado os midianitas a mandar suas mulheres para fazerem os israelitas pecarem , e assim atrair alguma ira por parte de D´us, como de fato foi.Por isto diz que ele tinha voltado para sua terra e logo adiante que ele estava entre os mortos da batalha
Ir para o topo Ir para baixo
w russo




Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2011

Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Sinônimos ou diferenças...   Aparentes contradições. EmptyQua Ago 17, 2011 1:27 pm

Gostaria de questionar a quem possa responder sobre o texto de Gen 26:5 que fala:

porque abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

Quais diferenças que há, se é que há, pois no nosso vernáculo me parece sinônimas, mas creio que não o são.

Grato.

study
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aparentes contradições. Empty
MensagemAssunto: Re: Aparentes contradições.   Aparentes contradições. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aparentes contradições.
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Torah-
Ir para: