Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 A Campanha das Mitzvot!

Ir para baixo 
+2
liderlite
Ariela
6 participantes
AutorMensagem
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 5:09 pm

Alguém se lembra desta campanha do Rebe de abençoada memória? Em 1950 ele lançou esta campanha que consiste em:

Amar ao próximo
Educação judaica
Estudo da Torá
Tefilin( para os homens)
Mezuzá
Tsedacá
Um lar repleto de livros judaicos
Ascedemento das velas
Comida Casher
Pureza familiar.

Ao meu ver, o Rebe de abençoada memória, queria estimular aos judeus que já em sua época já estavam assimilados aos goym, o Rebe com esta campanha queria que os judeus volta-se para o judaísmo, e hoje a assimilação também esta em nivel alto, hoje existe infelizmente judeus que vivem como goym e o que voçes acham como este quadro pode ser resolvido, será que com a volta da campanha das mitzvot? Gostaria da opnião de voçes!!!

Shalom a todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Sim ariela   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 5:35 pm

É muito bom te-la aqui.
realmente, o rebe Lubavitch da nossa geração via longe.
Ele fez em relação aos assimilados o que maimonides fez em relação aos preceitos judaicos... um breve resumo muito necessário.

Entretanto, nossa geração precisa não só disso, mas precisa ver que nós realmente não somos uma comunidade de coisas velhas.

Cito o exemplo de minha irma, que nao gota de falar sobre nada de nossa cultura por não gostar e achar que é algo velho que nos limita.

É o mesmo pensamento dos helenistas(mityavnim) da epoca dos macabeus.

Nós precisamos ter mais encontros, festas, coisas que chamem a juventude, mas com sua devida dose de judaismo, como um rabino explicando Torah durante o almoço ou durante as festas uma parada para o sermao rabinico.

precisamos que nossas crianças sejam criadas com um mínimo indispensável de judaismo, e com possibilidades de que possam crescer.

precisariamos de um verdadeiro kiruv para jovens , mas melhor do que o que existe atualmente. precisamos misturar movimentos juvenis com judaismo. O que seria se juntassemos um Dror ou bnei Hakiva com um rabino como madrich? eu penso longe Smile

Chanukah Sameach!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 5:44 pm

Isto mesmo Daniel, um dos "sinonimos" do Judaísmo é a tradição, um lar onde os pais vêem o judaísmo não como "velho" pois a Torá é renovada a cada dia e cada dia temos novos ensinamentos dela, mas quando os pais vêem o Judaísmo como atual e passa isso para seus filhos, dificilmente eles irão crescer "longe" de nossas raizes, pelo contrário, terão prazer em recitar o Shemá, cumprir um Shabat, usar Tefilim , usar kipá, ir a sinagoga, e farão tudo isso não como uma obrigação, mas com o coração alegre em gratidão para com o Criador pelos seus beneficios que ele tem para conosco muitas das vezes quando não mereçemos, enfim não podemos deixar a chama do judaísmo apagar, devemos sempre incentivar um amigo "distante" seja convidando para um almoço de Shabat, seja para uma reza, seja para ler nem sequer um trecho da nossa Torá!!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Sim ariela   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 5:53 pm

Eu por exemplo, fiz teshuvá. Já era Yehudim, mas nao tive quase criacao. Só pessach e rosh hashaná mesmo...
Eu voltei!

Tive apoio do kiruv, do anti-semitismo(sim, isso me inspirou para voltar ao meu Deus), da leitura auto-motivada(eu lia aquelas historias chassidicas)...

Eu acho que vou comecar a postar historias chassidicas no topico variados Very Happy

precisamos iniciar um movimento de Teshuva, com ajuda de rabinos...

Será que se consegue?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 6:19 pm

As Histórias chassídicas nos motivam sempre, eu por exemplo estudo o chassídismo e seus ensinamentos me ajudam e muito!! Quanto aos Rabinos ajudarem na teshuvá é um ótimo começo, porém na minha opinão a Teshuvá tem que ser de fórum intimo, como foi no seu caso, e que me deixa bastante feliz em saber que tem a mesma idade que eu , e "voltou" as nossas raizes!!! Tudo tem que ser costruido no lar, já diz o ditado, "os filhos são os espelhos dos pais"
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: B"H   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 6:27 pm

A Teshuvá vem de dentro... mas o rabi ajuda...
Meu Rabi, que sempre foi meu amigo(apesar de que estive meio afastado dele por causa de meu pai) sempre me tirava duvidas, me explicava...
queria me mandar a yeshivá Very Happy

Por exemplo: Se houvesse maior divulgação de livros(por exemplo, consegui o Sefer Hamitsvot do mishne Torah em Espanhol por um preco acessivel) e mais yehudim dando apoio a teshuva(por exemplo, assim que aprovado quero divulgar esse forum na comunidade "eu fiz teshuva" do orkut) e tirando as duvidas dos mesmos, seria muito melhor!

Eu não gosto muito de falar pois tem gente que é contra... mas nesse quesito o Chabad tem feito grandes melhorias... apesar que nao gosto de seguir uma linha chassidica em sí, pois aprendo de todas.
Acho que cada um deve seguir seu rabino e os livros de rabinos que lhe ensinarem o suficiente.

Se você se sente bem no Chabad, por exemplo, que vá ao Chabad. Se gosta do Spinka(do meu Rabi), vá ao Shill dele!
Se gosta do bnei hakiva, B"H! Siga seu grupo.
Mas não fique sem grupo que nem eu No é muito triste e dificil.
Até eu arranjarei um grupo um dia he he Rolling Eyes ...

Mas devemos tornar possive o acesso dos yehudim aos grupos...
um bom meio faz uma boa teshuvá Very Happy
!!!!!
Chanukah Sameach!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 6:39 pm

Verdade Daniel, não se pode ficar só, "um carvão fora da fornalha ele apaga" eu sigo a linha chabad, mas não importa qual seja a sua( menos a reformista por favor rs) como eu disse a chama do judaísmo nunca apagará!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Aparentement   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 6:47 pm

Aparentemente não sigo linha alguma, mas meu rabino que me orientava até eu sair do Kiruv era da Linha Spika, da europa oriental...
ela é legal, mas não atrai muitos jovens...

Apesar de ser bem ortodoxa e concisa em judaismo...

apesar disso nao sigo aparentemente linha alguma...

se houvesse linha que me chamasse, como por exemplo, se eu fosse realmente(ou melhor, se eu FOR realmente) para a yeshiva, eu seguirei aquela linha.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQua Dez 05, 2007 9:03 pm

Seguimos a linha Judaísmo Virtual rsrsr


Brincadeiras a parte, creio que não devemos nos posicionar nos extremos, mas sem dúvida o Rebe é figura judaica do século (em matéria de religião), pelo movimento Chabad o judaísmo virou "pop" apesar de todo o ortoxismo da Beit Chabad.

DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! EmptyQui Dez 06, 2007 10:40 am

Desta campanha, o Tsedacá é um exemplo para a humanidade.
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Creio   A Campanha das Mitzvot! EmptyQui Dez 06, 2007 7:06 pm

Eu nao tenho uma linha, mas sigo o que escreveu o rabi Shlomo Ganzfried no Shulchan Aruch.

Falando nisso, gostei da nova linha.

Linha "Web Jews" Very Happy

Qual a linha que mais lhe apraz?

por que?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Chazak30




Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/12/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: shalom shalom   A Campanha das Mitzvot! EmptyQui Jan 31, 2008 12:55 am

Smile Smile shalom a todos, realmente a assimilação se deve principalmente aos judeus que estão isolados fora da comunidade, esse é o primeiro passo para assimilação.
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Achi   A Campanha das Mitzvot! EmptySex Fev 01, 2008 12:13 am

Acontece que se não fazemos nada, não tem como evitar assimilação.
Um dia ainda compro uma camera digital e gravo aulas de Torah para colocar no YouTube para explicar melhor sobre algum texto da Torah!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Para   A Campanha das Mitzvot! EmptySex Fev 01, 2008 12:16 am

Para que possamos evitar a assimilação, é preciso:

1º: Rabinos JOVENS ensinando judaismo a Judeus JOVENS e rabinos mais idosos ensinando a ADULTOS, porque JOVENS gostam de discutir o assunto e adultos de ouvir. Tem diferença, no Kiruv eu aprendia bastante com um rabi q era uma anos mais velhos que , e aprendia tambem com o rabi que me fez o bris, mas o mais jovem me ensinou mais sobre a Teshuvá, e o mais antigo, sobre a lei.


Precisamos ensinar conforme a mentalidade. Uma pomba não come tanto quanto um elefante, e , infelizmente, a maioria de nós somos pombas.

Shavua Tov!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Alfredo Bernacchi




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/06/2009

A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Linha reformista   A Campanha das Mitzvot! EmptyTer Jun 23, 2009 10:42 pm

Ariela escreveu:

"Verdade Daniel, não se pode ficar só, "um carvão fora da fornalha ele apaga" eu sigo a linha chabad, mas não importa qual seja a sua( menos a reformista por favor rs) como eu disse a chama do judaísmo nunca apagará!!!!"

Shalom
Gostaria de saber da Ariela sobre essa "linha reformista" e a diferença básica da tradicional chabad. Se a linha chabad induz ao agrupamento de conceitos ou pessoas, ou isso é individual.
Valeu

Alfredo Bernacchi
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A Campanha das Mitzvot! Empty
MensagemAssunto: Re: A Campanha das Mitzvot!   A Campanha das Mitzvot! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A Campanha das Mitzvot!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Torah-
Ir para: