Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas Empty
MensagemAssunto: Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas   Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas EmptyTer Dez 18, 2007 6:22 pm

Eu começarei a postar as Histórias chassidicas e Anedotas judaicas que for encontrando em meus livros e pela internet. peço que quem possuir mais me ajude! Smile!

------

O SANTO MODESTO
Um discípulo elogiava, enlevado, o seu rabi:
- Meu rabi - que D-us lhe dê longa vida! - jejua todos os dias, com a única excessão, naturalmente, dos sábados e dias santos.
- Que mentira! - zombou um cínico. - Eu mesmo já o ví comer em dias da semana!
- Que sabe você sobre meu rabi? - replicou o discípulo, dedenhosamente. - meu rabi é santo e muito modesto. Se ele come, é para ocultar que está jejuando!


-----
agora uma historinha.
-----

A FALHA DO DIAMANTE
Um rei possuia um grande diamante, da mais pura àgua. Estava muito orgulhoso, pois a gema não tinha igual no mundo. Entretanto, acidentalmente o diamante foí profundamente arranhado. O rei consultou diversos lapidários, artistas no ramo. Disseram-lhe que, mesmo se tornassem a polir o diamante, não conseguiriam remover a falha.
Mais tarde, obedecendo a uma ordem do rei, o melhor lapidário do país veio á Capital, e se comprometeu a tornar o diamante ainda mais belo do que era primitivamente.
Com muita arte, gravou um delicado botão de rosa em volta do arranhão, que serviu de haste. O rei e os outros lapidadores entusiasmaram-se ao ver a sua obra.


Moral da História: Com perseverança, um homem pode transformar em virtude seu pior defeito.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Ariela




Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2007

Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas Empty
MensagemAssunto: Uma Piada.   Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas EmptyTer Dez 18, 2007 7:30 pm

Quando o Eterno criou o homem viu que não era bom que ele estivesse só. Então resolveu criar a mulher. Fez Adão cair em profundo sono tirou-lhe uma costela e criou Eva. Acordou Adão e apresentou-lhe Eva. Maravilhado com tanta beleza exclamou:

- Senhor, que coisa maravilhosa, como ela é linda.

E o Eterno respondeu:

- É para que você possa gostar dela.

Adão replicou:

- Mas Senhor, ela é muito bonita.

E novamente o Eterno respondeu:

- É para que você possa gostar dela.

Passado algum tempo Adão retornou e disse:

- Senhor, sabe a mulher que me deste,ela é muito bonita, mas é burrinha não?

E o Eterno respondeu:

- É para que ela possa gostar de você.
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas Empty
MensagemAssunto: Eu achei linda   Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas EmptyQui Dez 20, 2007 11:18 am

Eu achei(chuif Sad ) linda essa historia, de chorar de comoção .

Vejam:

O Ovo Cozido

Alguns súditos do Rei David estavam numa festa onde serviram ovos duros. Um homem, aparentemente esfomeado, comeu rapidamente seus ovos e sentiu-se sem jeito de estar sentado ali, diante de um prato vazio. Por isso, sussurrou ao homem sentado do seu lado, pedindo que lhe emprestasse um de seus ovos.

Aproveitando-se do problema do vizinho de mesa, o homem disse que lhe emprestaria o ovo, mas com a condição de que prometesse pagar-lhe, não simplesmente com o ovo, mas com todos os lucros que o ovo poderia vir a lhe trazer a partir daquele momento, até o dia em que o empréstimo deveria ser pago.

O pobre sujeito, diante do prato vazio, não podia pensar em mais nada a não ser no seu problema imediato e prontamente prometeu atender à exigência do homem. Pouco depois ele já esquecera do caso.

Passaram-se alguns anos desde que aquela transação tivera lugar e um dia aquele homem, seu vizinho de mesa, apareceu exigindo o que era de seu direito. Começou a especificar a conta da dívida:

"O ovo teria sido chocado e produzido um pinto; o pinto teria crescido e botado, digamos, dezoito ovos no primeiro ano. Esses ovos teriam sido chocados para darem dezoito pintos cada um, que, por seu turno, teriam botado mais dezoito ovos cada, no segundo ano. No terceiro ano…" [e assim por diante]. Concluindo as contas, o vizinho reclamou o pagamento de toda a fortuna que ele teria juntado naquele período, de acordo com o trato.

O pobre homem que se metera em uma encrenca sem tamanho; ficou horrorizado e não sabia o que fazer para encontrar uma saída a fim de solucionar o problema. Finalmente, concordaram em levar sua disputa diante do Rei David.

Como o homem que reclamava o pagamento da dívida tivesse trazido duas testemunhas para confirmar o caso, e também o devedor não negasse o trato, o Rei David declarou que o devedor não tinha outra alternativa a não ser pagar.

Derrotado e humilhado, o devedor deixou a corte do rei, pensando quanto tempo levaria para pagar a dívida. Subitamente, sentiu que alguém tocava na sua manga e quando olhou, viu o filho do rei, Salomão.



Salomão ainda era um menino, mas interessava-se vivamente no processo de cada caso que era trazido diante de seu pai. Gostava de ficar sentado perto da porta da sala do tribunal e escutar seus sábios julgamentos. Esse caso especial prendera sua atenção até o fim e a decisão do pai o havia surpreendido. O olhar de sofrimento do pobre devedor comoveu o coração do jovem Salomão que lhe ofereceu um conselho:

"Vá ao mercado e compre um pouco de ervilhas. Leve-as para casa, ferva-as e seque-as. Amanhã, vá até a beira da estrada por onde meu pai passará com o seu séquito; quando estiverem passando, comece a semear no campo estas ervilhas cozidas. Eles forçosamente o observarão a semear em pleno tempo de colheita e quando lhe perguntarem o que está plantando, responda: ‘Estou plantando ervilhas cozidas!’

"Eles naturalmente rirão de tão ridícula idéia e é aqui que você deve aproveitar a oportunidade para dizer bem alto, de modo que meu pai ouça: ‘E como é possível que um ovo cozido seja chocado e desenvolva um pinto?!’ O rei então compreenderá que cometeu um erro e inverterá o veredito a seu favor!"

De fato, quando o Rei David passava pela estrada, reparou no homem semeando; mandou buscá-lo e perguntou-lhe o que estava plantando.

"Ervilhas cozidas, Majestade", respondeu o homem, sério.

"E espera que essas ervilhas cozidas produzam alguma coisa?" perguntou o rei, rindo.
"Se um ovo cozido pode produzir um pinto, por que ervilhas cozidas não podem se frutificar?" respondeu o homem.

O sorriso se apagou da face do rei. Lembrou-se do caso que lhe fora exposto no dia anterior e compreendeu o erro que cometera. Imediatamente, mudou a sentença e dispensou o homem de quaisquer pagamentos ao seu credor, a não ser o valor do ovo que havia sido emprestado.
O Rei David compreendeu que aquele homem simples não podia ter inventado um plano tão inteligente e percebeu que deveria ter sido obra do seu sábio filho, Salomão; amou-o mais ainda por isso.

O povo admirou a justiça do Rei David e muito mais a bondade e profunda sabedoria do jovem Salomão, seu futuro rei.


Retirei do site Historias Judaicas, com a participação de todas as principais instituições judaicas do RJ.

http://historiasjudaicas.blogspot.com/


Shalom Aleichem!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas Empty
MensagemAssunto: Re: Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas   Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Histórias Chassidicas e Anedotas Judaicas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Outros assuntos :: Variados-
Ir para: