Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptyQua Fev 06, 2008 5:58 pm

Parashat Terumá

A parashat Terumá trata principalmente da construção do mishcan, o "Beit Hamicdash Móvel" que os
Israelitas fizeram no deserto. Lá deveria ser o local onde Hashem pousaria e viveria entre o povo.
No começo, Hashem pede Ouro, Prata, Cobre, Tecidos para o povo. Mas, é interessante notar que está
escrito que Hashem pediu a cada um que o coração o impelisse a isso, ou seja, não era obrigatório
(mais a frente veremos que até sobraram das doações).
Lendo-se a parashat, para quem tiver uma imaginação fértil, verá quão grandioso era o projeto do mishcan,
que, mesmo pequeno em tamanho, era demasiado complexo e muitíssimo belo.

Mas o que mais me chamou a atenção na parashat Terumá, foram as primeiras alusões à Torah Oral.

Muitos contestadores de outras religiões(e até mesmo yehudim) falam que a Torah oral não existe.
Esta semana eu tive grandes discussões com um "dito" judeu messianico, que se "dizia" judeu quando não o era.
Ele colocava a Torah Oral em cheque,e , Baruch Hashem, quando li parashat Terumá, me deparei com as primeiras provas
(é bom ressaltar que quem procura acha) da Torah Oral.

Bom, vejamos os passucs que contém alusão à Torah Oral:

Sefer Shemot; Parashat Terumá;

( ["Como tudo aquilo que Eu te mostro, à semelhança do tabernáculo e à semelhança de todos seus objetos, assim fareis."] Shemot 25;9)
( ["E vê pois e faze-o à sua semelhança, como te foi mostrado no monte"] Shemot 25;40)
( ["E levantarás o tabernáculo conforme te foi mostrado no monte.] Shemot 26;30)
( ["Ôco e de tábuas o farás; como te foi mostrado no monte, assim farão." Shemot 27;8 )

Yesh Coach!

gente, desculpa não ter postado na semana passada(Grato ao achi Davi Cohen Lozada por ter postado) sobre a parashat mishpatim... é que eu achei dificil demais para comentar...

study
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: Re: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptySeg Fev 11, 2008 11:13 am

Vemos aí um episódio em que o Eterno se fez como projetista. Certamente, ele deve ter mostrado uma ilustração em figura, ou imágem de como ele queria o tabernáculo. Mesmo na área da construção, é muito difícil se construír um prédio ou uma edificação sem um desenho(plantas, detalhes, especificações...). Por isso, e pela beleza do tabernáculo, com certeza ele deve ter ilustrado uma imágem do tabernáculo, assim como deve ter sido com o Beit Hamikadash. Não dá pra si construir uma casa em um estilo definido sem desenhos, e o tabernáculo tem uma composição muito complexa, nos seus detalhes, decoração e materiais, forma de montagem e construção de uma forma geral.
Aí, Ele faz jus ao título muito usado pelos maçons de "Arquiteto do universo".


Shalom aleichem


Última edição por em Seg Fev 11, 2008 11:17 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: Re: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptySeg Fev 11, 2008 11:16 am

Quanto à Torah oral,

É público e notório que o Santíssimo passou algo além do escrito á humanidade, mas deve se ter muito discernimento para se distinguir o que vem dEle.

Shalom
Ir para o topo Ir para baixo
Franklin




Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: Re: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptyDom Mar 09, 2008 12:26 pm

Aí, Ele faz jus ao título muito usado pelos maçons de "Arquiteto do universo".

Sinceramente, dizer que o deus cultuado pelos maçons é o Eterno!!!
São ocultistas, sincretistas e quase tão pluralistas quantos os antigos gregos e suas mitologias...

Mas me responda, o que seria separa da Torah Oral o que é e o que não é do Eterno?
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: na verdade   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptyDom Mar 09, 2008 12:43 pm

na verdade, na torah oral a parte que nos foi passada desde o sinai foi a Mishná. Todo o resto são opiniões rabínicas e interpretações, alem de adendos legislativos e cercas para a torah.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: Re: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptySeg Mar 17, 2008 10:20 am

Amigo Franklin,

Eu me referi unicamente ao Título que é interessante, pois ele projetou e criou o Mundo com tudo que nele Há.
Mas realmente eu fui um pouco imprudente, e concordo totalmente com você e aceito sua repreensão, e peço perdão ao Altíssimo pela minha falha.

Chesed v'Shalom aleichem
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: bom   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ EmptyTer Mar 18, 2008 5:29 pm

neto, nós nos mudamos para o orkut, vamos usar aqui mais como biblioteca...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty
MensagemAssunto: Re: SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ   SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
SHEMOT - PARASHAT TERUMÁ
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» PARASHAT SHEMOT - MISHPATIN
» Parashat Vayeshev
» Parashat Miketz
» Parashat Vaygash

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Torah-
Ir para: