Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..

InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Conectar-se  

Compartilhe | 

Dízimo

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

Número de Mensagens : 68

MensagemAssunto: Dízimo   Qui Nov 29, 2007 2:16 pm

Com base no Deuteronômio, nós podemos alocar parte do dízimo para obras de caridade???

Pois em Deuteronômio, vemos que em há uma ordenança que a cada três anos o povo deveria separar do dízimo da produção agrícola e ofertar ao "órfão, à viúva e ao estrangeiro." ou seja, aos necessitados

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços e tudo de Bom!!!!
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

Número de Mensagens : 106
Nome : Daniel פסח מרדחי

MensagemAssunto: A qual   Qui Nov 29, 2007 2:30 pm

A qual dizimo se refere? ao do templo9para distribuir a orfaos, viuvas, etc), aos cohanim(sacerdotes) ou aos frutos dos anos sabaticos/
Ver perfil do usuário http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sex Nov 30, 2007 9:26 am

Na verdade a Todos. Pois no meio Cristão o Dízimo é só um. Os 10% de todos os ganhos.

Mas por exemplo, no nosso caso específico: Eu ganho R$ 100,00, eu posso dos R$ 10,00 de dízimo, tirar R$ 3,00 para dar a instituições de caridade e o restante entregar ao sacerdote??? eu estou dentro da Torah???

Obrigado
Tudo de Bom!!!!
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: vejamos   Sex Nov 30, 2007 1:13 pm

Hoje já não existem sacerdotes. O dizimo devido aos leviim, cohanim , não é, por enquanto, devido , pois não existe mais o templo. Os sacerdotes recebiam o dizimo pois eles não possuiam terras.

Logo, só é devida à caridade.
A mesma pode e deve ser feita priodrizando os muito necessitados.
Depois aos estudantes que precisam e aos parentes necessitados...
Ao Rabi que ensina sem cobrar nada em troca...

etc...

Mas não entregue nada aos sacerdotes, se não oq ue seu coração o impelir.

pois não existem mais sacerdotes, somente sábios(e algums se fingem de sabios)

Logo, todo o $$$$$$$$$$$$$$ é devido a caridade.
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sex Nov 30, 2007 7:52 pm

Sacerdotes que eu me refiro é de um modo geral, a todas as religiões. Não necessáriamente ao Cohen.

Eu iniciei esse tópico, pois outras religiões que tem por base a Torah utilizam a Malaquias para monopolizar e canalizar a uma arrecadação central os dízimos. Mas lendo Deuteronômio, vê se um precedente de que não só aos "líderes" se entregam os Dízimos, mas "aos Levitas, às viuvas, aos estrangeiros, e etc" como forma de caridade. Na Torah vê-se que parte dos dízimos podem ser utilizadas pra fins de caridade, pois na caridade se cumpre o mandamento de amor ao próximo.
Eu gostaria que os manos postassem referencias que corroborassem meu ponto de vista.

Valeu e tudo de bom.
E bom Shabbat aos manos Judeus!!!(que já começou)
Ver perfil do usuário
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din

Número de Mensagens : 32
Nome : דוד כהן לוזדה

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sab Dez 01, 2007 7:39 pm

Neto em Pirkey Avot lemos as seguintes palavras do Rabino Hillel:

"Aquele que se serve da coroa (Torah) para os seus interesses privados perecerá. Donde se conclui que aquele que se aproveitar materialmente do estudo da Lei Divina tira a sua vida deste mundo. (Compromete sua estada em Olam Habá)"
Concluindo, mesmo a pessoas (Rabinos, Padres, Pastores etc...) que mesmo de boa intenção recebem o dízimo estão errando e em grave erro.
É óbvio que toda instituição tem um custo material (água, luz iptu etc..) e os membros que dela desfrutam devem sustenta-la, mas isso deve ocorrer em donativos voluntários, nunca como uma obrigação muito menos recorrer a Lei Divina para isso.

DAVI
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: De acordo   Sab Dez 01, 2007 8:47 pm

E volto a acrescentar que os sacerdotes só teriam que receber dizimo porque não podiam, perante a lei, ter outra ocupacao.

Logo, sacerdotes voluntarios devem receber doaçoes voluntarias, e não obrigatorias.

Todo o dizimo é devido a caridade. A Parte devida, por exemplo, ao rabi, do "masser", vem depois dos necessitados.
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: uma boa explicação   Sab Dez 01, 2007 10:58 pm

uma explicação pelos profetas:

"Trazei todo o dízimo ao tesouro da Casa, para que haja alimento em Minha Casa; Testai-me agora nisto! - diz o Eterno dos Exércitos - ( e vereis ) se não vos abrirei as janelas do céu e vos derramarei uma benção, para que haja mais do que suficiente!"
[Malachi(Malaquias) 3:10]
Contraventor

Número de Mensagens : 2

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dom Dez 02, 2007 8:35 pm

Hoje em dia se um camarada ganha 5 mil reais por mês, mas possue dívidas de 4 mil, o maasser deve ser dado apenas dos mil reais restantes.
Ou seja, 100 reais. Para qualquer pessoa pobre ou instituição.
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: correto   Dom Dez 02, 2007 10:18 pm

Tambem, por exemplo, se a pessoa ganha , por exemplo, R$ 3.000 por mes, mas seu orçamento exige , er... 2.990 reais , creio que estaria liberado, pois mais um pouco e ele estará necessitado a receber caridade, ou estou errado?
sei que se aplica caso seus gastos sejam equivalentes aos ganhos, creio que por volta se aplicaria tambem.
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Seg Dez 03, 2007 9:54 am

Laughing Laughing
Olá pessoal, valeu pelas respostas.

Mas eu só quero esclarecer que quando eu grafei em "entregar aos sacerdote" foi em sentido figurado, pois ninguém vai a um padre e entrega quantia alguma.
Em todo Igreja há uma secretaria que se entrega o dízimo, que vai para uma "tesouraria central" e que vai para a folha de pagamento da igreja, e cabe a nós, membros, fiscalizar e cobrar a correta aplicação dos recursos. Os pastores têm dedicação exclusiva e são "funcionários" da igreja e tudo é definido em assembléia.
Tudo isso é no caso específico da igreja que pertenço, não se aplicando necessariamente a outras. A própria igreja católica tem sua gestão de recursos.

Au acho lícito ter as disposições quanto ao dízimo da Torah como jurisprudência em nossas igrejas, o que eu desaprovo é uma certa omissão dos líderes quanto a aplicação do dízimo à obras de caridade, e evocar a Torah como base jurídica. . isso eu acho legalismo e o que desaprovo. Se é pra aplicar a Torah, que seja de forma integral.

Abraços e tudo de bom!!!!! tongue Neutral Razz
Ver perfil do usuário
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Qua Dez 05, 2007 10:39 am

Então, o judeu pode, quando no momento de entregar o dízimo, se ele estiver em uma situação difícil, como em caso de saúde, por exemplo, o filho internado, ele pode suspender o envio do dízimo à Casa do Tesouro??
Question Question Question
Ver perfil do usuário
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Qua Dez 05, 2007 4:29 pm

Neto..

Devemos entregar a décima apenas do que ganharmos... como Chaver Contraventor disse se vc ganha R$ 5000,00 e tem desdepesas para sobreviver de R$ 4000.00 (Comida, aluguel, escola, médico etc..) vc só ganhou (lucro, ganhor real) foi de R$ 1000,00, ou seja a décima para a caridade deve ser de R$ 100,00. como já exposto acima nenhum judeu ou religião que use a Torah como regra pode exigir a décima como obrigação sacerdotal.

DAVI
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: se...   Qua Dez 05, 2007 5:13 pm

Se todo o dinheiro quetiver estiver sendo dedicado a cura do enfermo, ele pode suspender pos é risco de vida e mais um pouco ele estara necessitado de receber caridade.
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Qui Dez 06, 2007 9:56 am

Daniel, na passágem que você citou sobre Malaquias antes ele fala da questão de se "roubar" ao S-nhor nos dízimos e nas ofertas e depois ele diz pra se trazer todos os dízimos à casa do tesouro. Então, a que contexto o profeta se refere, quando é que roubamos ao S-nhor???
Ver perfil do usuário
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Qui Dez 06, 2007 10:36 am

Neto escreveu:
Daniel, na passágem que você citou sobre Malaquias antes ele fala da questão de se "roubar" ao S-nhor nos dízimos e nas ofertas e depois ele diz pra se trazer todos os dízimos à casa do tesouro. Então, a que contexto o profeta se refere, quando é que roubamos ao S-nhor???

Roubamos o Eterno quando não damos a décima (10% do ganho real) como determinado, caridade, sacerdotes e Templo, como ainda não temos Sacerdotes e Templo (Casa do Tesouro ) nos resta a caridade.

DAVI
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: Quando   Qui Dez 06, 2007 7:03 pm

Quando devemos dar o dizimo ao grande templo para que se redirtribua aos necessitados e não damos por omissão de responsabilidade. Ou seja , temos sobrando, devemos dar, e nao damos para ficar com tudo.
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sex Dez 07, 2007 10:15 am

Davi coloca:

"...como determinado, caridade, sacerdotes e Templo, como ainda não temos Sacerdotes e Templo (Casa do Tesouro ) nos resta a caridade.
""

Bem, pelo que sei, existe uma "casa do tesouro em Israel" para onde os judeus de todo o mundo enviam uma vez por ano seus dízimos.

Ou estou enganado???? confused confused

Kul tuv pra vocês!!!! Very Happy Smile
Ver perfil do usuário
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sex Dez 07, 2007 11:50 am

Sim Neto, está enganado

A ajuda voluntária que muitos dos judeus da diáspora enviam ao Estado de Israel não tem nada haver com dízimos.

DAVI
Ver perfil do usuário
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sex Dez 07, 2007 2:00 pm

Ah certo. Um amigo( da net) judeu já tinha me dito isso, e que até se faz uma declaração de bens. Mas ele é caraíta!!! será que é só com os caraítas???
Ver perfil do usuário
Clau
Talmidim
Talmidim

Número de Mensagens : 19
Nome : Clau

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sab Dez 08, 2007 3:18 pm

Kalá Rabati 2
Contam que Rabi Tarfon era muito rico e não dava muitos presentes para os pobres.

Uma vez, ele se encontrou com Rabi Akiva, e este lhe disse:
- Rabi, quereis que vos compre uma ou duas mansões?

Rabi Tarfon disse que sim, e lhe deu imediatamente quatro mil dinares de ouro.
Rabi Akiva tomou o dinheiro e o repartiu entre pobres estudiosos da Torá.

Alguns dias depois, Rabi Tarfon encontrou-se com Rabi Akiva e lhe perguntou:
- Onde estão as mansões que me comprastes?

Rabi Akiva pegou-o pela mão e o conduziu à casa de estudos; trouxe-lhe um menino com um Livro dos Salmos na mão, e o menino começou a ler até que chegou ao salmo 112:9: 'Distribui, dá aos pobres; a Sua justiça permanece para sempre'.
Disse, então, Rabi Akiva: - Eis as mansões que vos comprei ...

Rabi Tarfon beijou as mão de Rabi Akiva, dizendo: -Meu rabino, meu mestre, rabino de sabedoria e mestre de conduta. E deu-lhe mais dinheiro ainda para que desse tsedaká aos pobres.

Baba Batra 11a
O Rei Munbaz (filho da Rainha Helena, de uma família de príncipes que se convertera ao judaísmo e fizera aliá a Eretz Israel, para ajudar aos judeus na grande guerra contra os romanos) repartiu suas riquezas e as de seus antepassados, ajudando os pobres quando havia fome.

Seus irmãos e os parentes de seu pai lhe disseram: - Teus antepassados recolheram estes tesouros, e acrescentaram outros ao que já haviam recebido de seus pais, e tu repartes tudo com os pobres?

Respondeu-lhes: - Meus antepassados recolheram de tudo que suas mãos podiam tocar (isto é, pegaram tudo o que podiam) e eu recolhi o que a mão não pode tocar; meus pais recolheram algo que não dá frutos, e eu tomei aquilo que frutifica, pois quem dá tsedaká recebe os juros neste mundo, mas o capital fica para o mundo futuro. Meus antepassados juntaram tesouros de dinheiro e eu junto tesouros da alma (isto é, com a tsedaká cumpri muitas mitzvot). Meus antepassados juntaram para outros (para os seus descendentes) e eu junto para mim mesmo. Meus antepasados juntaram para este mundo e eu junto para o mundo futuro.
Ver perfil do usuário
Clau
Talmidim
Talmidim

Número de Mensagens : 19
Nome : Clau

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Sab Dez 08, 2007 3:33 pm

Avot deRabi Natan 3
Era uma vez um justo, que fazia muita tsedaká.
Uma vez estava viajando num navio, soprou um vento forte e afundou a embarcação no mar.

Rabi Akiva o vira e veio testemunhar diante do tribunal, para que sua esposa pudesse se casar novamente.

Antes que ele pudesse prestar seu testemunho, eis que chega aquele homem e posta-se diante dele. Perguntou-lhe (Rabi Akiva): - Não és tu o homem que se afogou no mar?
- Sou , respondeu.

- E quem te tirou da água?

Disse: - Os bons atos que pratiquei me tiraram do mar.

Como sabes? perguntou Rabi Akiva.

- Quando desci ao fundo do mar, ouvi uma gritaria das ondas do mar; uma onda dizia à outra: Depressa, ergamos este homem à superfície, pois ele fez tsedaká toda sua vida.
Disse Rabi Akiva: - . No mesmo instante, Abençoado sê Tu, Eterno, nosso D'us, D'us de Israel, que escolheste as palavras da Torá e as palavras dos sábios, e que as palavras dos sábios existem e perduram para sempre, conforme está escrito em Provérbios 10:2: 'Tsedaká livra da morte'

Chanuka Sameach!

Última edição por em Qua Dez 12, 2007 1:39 am, editado 2 vez(es)
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: ...   Sab Dez 08, 2007 7:37 pm

Chanukah Sameach Clau!
O teclado ficou bom?

Achei otimo postar essas historias do talmud...
da uma comentada no topico do talmud porque tem coisas que minha cabecinha nao entende he he;
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan

MensagemAssunto: Re: Dízimo   Ter Dez 11, 2007 10:21 am

Podemos ver que o Eterno, ao colocar o dízimo como mandamento ele já estava dando uma solução que até hoje seria o caminho mais víável para o combate a pobreza e as concentração de renda: A transferência de Renda, que nada mais é o que o "fome Zero" tem por base. E o Eterno já havia colocado isso ná época de Moshé. Imagine se os conglemerados, as sociedades mais ricas do mundo, aquelas que detem o capital internacional, aqueles 10% que detêm 60% de toda a riqueza, fizessem o Tsedacá??? Seria uma boa, mas no mundo da utopia. Mas nos resta pensar!!!
Ver perfil do usuário
liderlite
Shammes
Shammes

MensagemAssunto: ..   Qua Dez 12, 2007 3:22 pm

os yehudim fazem muita tsedaka, mas nao chega a ser 10%...

"mais é o que o "fome Zero" tem por base."

Infelizmente o fome zero ou o bolsa familia nao funcionam como deveriam.

O fome zero nao existe. O Bolsa familia, por outro lado, existe.

Seria o 6o. ou 7o. nivel de caridade...

Mas é insuficiente...

ele nao ajuda como deveria... Nao é sempre culpa do governo(vou ser sincero, nao me apraz esse governo, mas tambem tenho de aprovar as boas coisas), mas tembem culpa do povo. O Povo muitas vezes deixa de trabalhar e vive de bolsa familia.

Se o governo chegasse ao oitavpo nivel da caridade, que é dar emprego ao pobre ou ajudar o pobre a ter seu negocio(emprestar pequenas quantias (até 2.000 Reais) a quase nenhum juro) para que pudesse investir, e diminuir os impostos aos mais pobres, creio que realmente seria uma ajuda muito boa, mas se o povo cooperasse.

Se o povo vive de Tsedaka mas nao faz nada para reverter, continuara vivendo de Tsedaka para sempre.

Por isso, nao adianta nem sempre só o governo dar Tsedaka. Nos tambem podemos fazer nossa parte.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Dízimo   

Dízimo
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Onde está escrito no Testamento de Jesus, que temos que dar o dízimo? - parte III
» Pão Ázimo, uma Receita Original
» Tudo que você precisa saber sobre o Dízimo
» A verdade sobre o dízimo
» A quem Jacó pagou os dízimos?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Torah-
Ir para: