Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 Sabemos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: Sabemos   Sabemos EmptyDom Dez 16, 2007 10:25 am

Sabemos do caso em que o profeta Isaias(acho que foi ele) ajuda uma mulher que estava em condições financeiras precarias, enchendo de azeite seus potes e panelas, de um simples frasco.

conta-se sobre isso:

Quando Isaias perguntou: O que você tem em casa?
ela respondeu: Nada.

Ele disse: Entao nao posso fazer nada por você.

Ele perguntou de Novo: O que você tem em casa?
Ela respondeu: Um pequeno frasco de azeite.

E ele respondeu: Então eu posso te ajudar.

Sobre isso concluimos: Se queremos ajuda de Hashem, e não tivermos nada a oferecer a Ele(no caso, algo de nossa parte, como ser melhor, ajuda o proximo, cumprir mitsvot, eliminar vicios), ele nao poderá nos ajudar.

Mas se tivermos um minimo indispensavel, e mesmo assim colocarmos a Seu serviço, então Ele poderá nos ajudar, e seremos dignos de receber as bençãos d'Ele.

Shavua Tov
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: Re: Sabemos   Sabemos EmptyDom Dez 16, 2007 11:55 am

Chaver só uma correção, esse profeta foi Elyahu, mas de qualquer modo a lição é valiosíssima. Hashem pode nos abençoar muito com o pouco que temos.


DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
Clau
Talmidim
Talmidim
Clau


Número de Mensagens : 19
Idade : 50
Nome : Clau
Data de inscrição : 25/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: Re: Sabemos   Sabemos EmptySeg Dez 17, 2007 12:29 am


“Viva o Eterno, D’us de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá se não segundo a Minha palavra”

(Palavras de Eliahu em Melahim Alef 17:1).



Uma seca se abateria sobre o Reino de Israel e duraria até o povo voltar ao D’us de Israel.

Após estas palavras, D’us ordena a Eliahu que fuja e se esconda perto do riacho de Kerit, a leste do Rio Jordão.

Eliahu bebe água do rio e é alimentado a mando Divino por corvos que trazem-lhe diariamente porções de pão e de carne.

Mas a estiagem está fazendo Israel sofrer e até mesmo a água do rio Kerit se acaba.


Sabemos Barra910
Segundo Rashi, neste instante D’us queria que o profeta experimentasse o sofrimento causado pela falta de água e soubesse que D’us também se aflige quando Israel passa fome.
Sabemos Barra910


D’us instrui Eliahu
a ir para Tzorfat, onde viviam uma pobre viúva e seu filho....
Ela lhe daria alimento e alojamento até chegar a hora de voltar para Israel....


Ao encontrar a mulher, Eliahu lhe pede um pedaço de pão...
Mas a viúva responde que em sua casa não havia comidae que ela estava prestes a morrer de fome com seu filho e a única coisa que possuía era um punhado de farinha e um pouco de azeite.

Eliahu pede-lhe então que use a farinha para fazer um pequeno bolo e que o dê a ele....

A viúva obedece e, por intermédio da palavra de Eliahu, D’us a abençoa com abastecimento de comida:

“A farinha na panela não se acabará e oazeite da botija não faltará, até o dia em que o Eterno dê chuva sobre a terra”.


Este é o primeiro dos oito milagres que Eliahu realizou, Ahuv!



Sabemos Barra111





No Talmud


Segundo o Talmud, D’us havia enviado Eliahu para Tzorfat para receber o poder de ressuscitar os mortos e a pobre viúva e seu filho eram o profeta Jonas e sua mãe.


Algum tempo mais tarde, após Eliahu ter-se instalado no pequeno ático cedido pela viúva, Jonas adoece e morre.

Sua mãe, desesperada, apela para Eliahu que toma o menino em seus braços e o leva para o ático onde vivia.
Lá implora a D’us pela vida de Jonas e o ressuscita.

Ao voltar para a viúva, Eliahu lhe diz:
“Vê, teu filho vive"
(Melahim Alef 17:23)


Ela então responde:
“Tu és homem de D’us e a palavra do Eterno em tua boca é verdade”.


Jonas tornara-se a prova viva do poder de D’us através de seu profeta.




Ainda....(mas sem relaçåo directa com o tema abordado) o Talmud compara o povo judeu à azeitona: somente quando espremida ela produz o azeite.


Shavua tov!

Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: :)   Sabemos EmptySeg Dez 17, 2007 5:24 pm

Quais tratados do talmud explicam o TaNaKh?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Clau
Talmidim
Talmidim
Clau


Número de Mensagens : 19
Idade : 50
Nome : Clau
Data de inscrição : 25/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: Re: Sabemos   Sabemos EmptyTer Dez 18, 2007 5:40 pm

Ahuv!

Ainda estou sem teclado no note!
E a base que sincronizava o PDA...a minha cachorrinha destruiu ontem!

Só que hoje comprei um teclado USB que me possibilita comunicar "decentemente" agora!

Bem....eu penso que seria mais válido, para si, que eu compusesse um índice, um sumário correlacionando passagens do Tanach com siglas mnemotécnicas das passagens contidas entre os vários Tratados do Talmud Babli, pode ser?

Porém peço-te paciência pois vou editando aos poucos por ser muito abrangente esta associação Tanach-Talmud e também por envolver grande responsabilidade da minha parte quanto a orientar-te adequadamente ao estudo do Talmud!

Se possível peça ao Rabino da tua Congregação que participe e corrija-me se necessário.

Vou tentar promover uma "base de orientação" conforme um Rabino norte-americano, quem eu muito admiro, ensinou-me ....

No Fórum do Talmud vou iniciar uma nova Postagem, ok?

Chebukim!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Sabemos Empty
MensagemAssunto: sim   Sabemos EmptyTer Dez 18, 2007 6:04 pm

Sim...
faça um indice bem geral... a gente se vira vai completando com o tempo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Sabemos Empty
MensagemAssunto: Re: Sabemos   Sabemos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sabemos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Parashat Miketz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Neviím-
Ir para: