Talmud Torah Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Talmud Torah Online

Centro de Estudos Online de Judaismo. Mudamos a maioria das nossas discussões para a comunidade orkut. Acessem em: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45798300 . Esse site continuará no ar..
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Sala de Discussão: TalmudTorah OnlineSala de Discussão: TalmudTorah Online  Entrar  

 

 Dízimo

Ir para baixo 
+2
liderlite
Neto
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Dízimo   Dízimo EmptyQui Nov 29, 2007 2:16 pm

Com base no Deuteronômio, nós podemos alocar parte do dízimo para obras de caridade???

Pois em Deuteronômio, vemos que em há uma ordenança que a cada três anos o povo deveria separar do dízimo da produção agrícola e ofertar ao "órfão, à viúva e ao estrangeiro." ou seja, aos necessitados

Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços e tudo de Bom!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: A qual   Dízimo EmptyQui Nov 29, 2007 2:30 pm

A qual dizimo se refere? ao do templo9para distribuir a orfaos, viuvas, etc), aos cohanim(sacerdotes) ou aos frutos dos anos sabaticos/
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySex Nov 30, 2007 9:26 am

Na verdade a Todos. Pois no meio Cristão o Dízimo é só um. Os 10% de todos os ganhos.

Mas por exemplo, no nosso caso específico: Eu ganho R$ 100,00, eu posso dos R$ 10,00 de dízimo, tirar R$ 3,00 para dar a instituições de caridade e o restante entregar ao sacerdote??? eu estou dentro da Torah???

Obrigado
Tudo de Bom!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: vejamos   Dízimo EmptySex Nov 30, 2007 1:13 pm

Hoje já não existem sacerdotes. O dizimo devido aos leviim, cohanim , não é, por enquanto, devido , pois não existe mais o templo. Os sacerdotes recebiam o dizimo pois eles não possuiam terras.

Logo, só é devida à caridade.
A mesma pode e deve ser feita priodrizando os muito necessitados.
Depois aos estudantes que precisam e aos parentes necessitados...
Ao Rabi que ensina sem cobrar nada em troca...

etc...

Mas não entregue nada aos sacerdotes, se não oq ue seu coração o impelir.

pois não existem mais sacerdotes, somente sábios(e algums se fingem de sabios)

Logo, todo o $$$$$$$$$$$$$$ é devido a caridade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySex Nov 30, 2007 7:52 pm

Sacerdotes que eu me refiro é de um modo geral, a todas as religiões. Não necessáriamente ao Cohen.

Eu iniciei esse tópico, pois outras religiões que tem por base a Torah utilizam a Malaquias para monopolizar e canalizar a uma arrecadação central os dízimos. Mas lendo Deuteronômio, vê se um precedente de que não só aos "líderes" se entregam os Dízimos, mas "aos Levitas, às viuvas, aos estrangeiros, e etc" como forma de caridade. Na Torah vê-se que parte dos dízimos podem ser utilizadas pra fins de caridade, pois na caridade se cumpre o mandamento de amor ao próximo.
Eu gostaria que os manos postassem referencias que corroborassem meu ponto de vista.

Valeu e tudo de bom.
E bom Shabbat aos manos Judeus!!!(que já começou)
Ir para o topo Ir para baixo
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySáb Dez 01, 2007 7:39 pm

Neto em Pirkey Avot lemos as seguintes palavras do Rabino Hillel:

"Aquele que se serve da coroa (Torah) para os seus interesses privados perecerá. Donde se conclui que aquele que se aproveitar materialmente do estudo da Lei Divina tira a sua vida deste mundo. (Compromete sua estada em Olam Habá)"
Concluindo, mesmo a pessoas (Rabinos, Padres, Pastores etc...) que mesmo de boa intenção recebem o dízimo estão errando e em grave erro.
É óbvio que toda instituição tem um custo material (água, luz iptu etc..) e os membros que dela desfrutam devem sustenta-la, mas isso deve ocorrer em donativos voluntários, nunca como uma obrigação muito menos recorrer a Lei Divina para isso.

DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: De acordo   Dízimo EmptySáb Dez 01, 2007 8:47 pm

E volto a acrescentar que os sacerdotes só teriam que receber dizimo porque não podiam, perante a lei, ter outra ocupacao.

Logo, sacerdotes voluntarios devem receber doaçoes voluntarias, e não obrigatorias.

Todo o dizimo é devido a caridade. A Parte devida, por exemplo, ao rabi, do "masser", vem depois dos necessitados.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: uma boa explicação   Dízimo EmptySáb Dez 01, 2007 10:58 pm

uma explicação pelos profetas:

"Trazei todo o dízimo ao tesouro da Casa, para que haja alimento em Minha Casa; Testai-me agora nisto! - diz o Eterno dos Exércitos - ( e vereis ) se não vos abrirei as janelas do céu e vos derramarei uma benção, para que haja mais do que suficiente!"
[Malachi(Malaquias) 3:10]
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Contraventor




Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/12/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyDom Dez 02, 2007 8:35 pm

Hoje em dia se um camarada ganha 5 mil reais por mês, mas possue dívidas de 4 mil, o maasser deve ser dado apenas dos mil reais restantes.
Ou seja, 100 reais. Para qualquer pessoa pobre ou instituição.
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: correto   Dízimo EmptyDom Dez 02, 2007 10:18 pm

Tambem, por exemplo, se a pessoa ganha , por exemplo, R$ 3.000 por mes, mas seu orçamento exige , er... 2.990 reais , creio que estaria liberado, pois mais um pouco e ele estará necessitado a receber caridade, ou estou errado?
sei que se aplica caso seus gastos sejam equivalentes aos ganhos, creio que por volta se aplicaria tambem.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySeg Dez 03, 2007 9:54 am

Laughing Laughing
Olá pessoal, valeu pelas respostas.

Mas eu só quero esclarecer que quando eu grafei em "entregar aos sacerdote" foi em sentido figurado, pois ninguém vai a um padre e entrega quantia alguma.
Em todo Igreja há uma secretaria que se entrega o dízimo, que vai para uma "tesouraria central" e que vai para a folha de pagamento da igreja, e cabe a nós, membros, fiscalizar e cobrar a correta aplicação dos recursos. Os pastores têm dedicação exclusiva e são "funcionários" da igreja e tudo é definido em assembléia.
Tudo isso é no caso específico da igreja que pertenço, não se aplicando necessariamente a outras. A própria igreja católica tem sua gestão de recursos.

Au acho lícito ter as disposições quanto ao dízimo da Torah como jurisprudência em nossas igrejas, o que eu desaprovo é uma certa omissão dos líderes quanto a aplicação do dízimo à obras de caridade, e evocar a Torah como base jurídica. . isso eu acho legalismo e o que desaprovo. Se é pra aplicar a Torah, que seja de forma integral.

Abraços e tudo de bom!!!!! tongue Neutral Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyQua Dez 05, 2007 10:39 am

Então, o judeu pode, quando no momento de entregar o dízimo, se ele estiver em uma situação difícil, como em caso de saúde, por exemplo, o filho internado, ele pode suspender o envio do dízimo à Casa do Tesouro??
Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyQua Dez 05, 2007 4:29 pm

Neto..

Devemos entregar a décima apenas do que ganharmos... como Chaver Contraventor disse se vc ganha R$ 5000,00 e tem desdepesas para sobreviver de R$ 4000.00 (Comida, aluguel, escola, médico etc..) vc só ganhou (lucro, ganhor real) foi de R$ 1000,00, ou seja a décima para a caridade deve ser de R$ 100,00. como já exposto acima nenhum judeu ou religião que use a Torah como regra pode exigir a décima como obrigação sacerdotal.

DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: se...   Dízimo EmptyQua Dez 05, 2007 5:13 pm

Se todo o dinheiro quetiver estiver sendo dedicado a cura do enfermo, ele pode suspender pos é risco de vida e mais um pouco ele estara necessitado de receber caridade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyQui Dez 06, 2007 9:56 am

Daniel, na passágem que você citou sobre Malaquias antes ele fala da questão de se "roubar" ao S-nhor nos dízimos e nas ofertas e depois ele diz pra se trazer todos os dízimos à casa do tesouro. Então, a que contexto o profeta se refere, quando é que roubamos ao S-nhor???
Ir para o topo Ir para baixo
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyQui Dez 06, 2007 10:36 am

Neto escreveu:
Daniel, na passágem que você citou sobre Malaquias antes ele fala da questão de se "roubar" ao S-nhor nos dízimos e nas ofertas e depois ele diz pra se trazer todos os dízimos à casa do tesouro. Então, a que contexto o profeta se refere, quando é que roubamos ao S-nhor???


Roubamos o Eterno quando não damos a décima (10% do ganho real) como determinado, caridade, sacerdotes e Templo, como ainda não temos Sacerdotes e Templo (Casa do Tesouro ) nos resta a caridade.

DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Quando   Dízimo EmptyQui Dez 06, 2007 7:03 pm

Quando devemos dar o dizimo ao grande templo para que se redirtribua aos necessitados e não damos por omissão de responsabilidade. Ou seja , temos sobrando, devemos dar, e nao damos para ficar com tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySex Dez 07, 2007 10:15 am

Davi coloca:

"...como determinado, caridade, sacerdotes e Templo, como ainda não temos Sacerdotes e Templo (Casa do Tesouro ) nos resta a caridade.
""

Bem, pelo que sei, existe uma "casa do tesouro em Israel" para onde os judeus de todo o mundo enviam uma vez por ano seus dízimos.

Ou estou enganado???? confused confused

Kul tuv pra vocês!!!! Very Happy Smile
Ir para o topo Ir para baixo
DAVI COHEN LOZADA
Beit Din
Beit Din
DAVI COHEN LOZADA


Número de Mensagens : 32
Idade : 45
Nome : דוד כהן לוזדה
Data de inscrição : 23/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySex Dez 07, 2007 11:50 am

Sim Neto, está enganado


A ajuda voluntária que muitos dos judeus da diáspora enviam ao Estado de Israel não tem nada haver com dízimos.

DAVI
Ir para o topo Ir para baixo
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySex Dez 07, 2007 2:00 pm

Ah certo. Um amigo( da net) judeu já tinha me dito isso, e que até se faz uma declaração de bens. Mas ele é caraíta!!! será que é só com os caraítas???
Ir para o topo Ir para baixo
Clau
Talmidim
Talmidim
Clau


Número de Mensagens : 19
Idade : 50
Nome : Clau
Data de inscrição : 25/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySáb Dez 08, 2007 3:18 pm

Kalá Rabati 2
Contam que Rabi Tarfon era muito rico e não dava muitos presentes para os pobres.

Uma vez, ele se encontrou com Rabi Akiva, e este lhe disse:
- Rabi, quereis que vos compre uma ou duas mansões?

Rabi Tarfon disse que sim, e lhe deu imediatamente quatro mil dinares de ouro.
Rabi Akiva tomou o dinheiro e o repartiu entre pobres estudiosos da Torá.

Alguns dias depois, Rabi Tarfon encontrou-se com Rabi Akiva e lhe perguntou:
- Onde estão as mansões que me comprastes?

Rabi Akiva pegou-o pela mão e o conduziu à casa de estudos; trouxe-lhe um menino com um Livro dos Salmos na mão, e o menino começou a ler até que chegou ao salmo 112:9: 'Distribui, dá aos pobres; a Sua justiça permanece para sempre'.
Disse, então, Rabi Akiva: - Eis as mansões que vos comprei ...

Rabi Tarfon beijou as mão de Rabi Akiva, dizendo: -Meu rabino, meu mestre, rabino de sabedoria e mestre de conduta. E deu-lhe mais dinheiro ainda para que desse tsedaká aos pobres.




Baba Batra 11a
O Rei Munbaz (filho da Rainha Helena, de uma família de príncipes que se convertera ao judaísmo e fizera aliá a Eretz Israel, para ajudar aos judeus na grande guerra contra os romanos) repartiu suas riquezas e as de seus antepassados, ajudando os pobres quando havia fome.

Seus irmãos e os parentes de seu pai lhe disseram: - Teus antepassados recolheram estes tesouros, e acrescentaram outros ao que já haviam recebido de seus pais, e tu repartes tudo com os pobres?

Respondeu-lhes: - Meus antepassados recolheram de tudo que suas mãos podiam tocar (isto é, pegaram tudo o que podiam) e eu recolhi o que a mão não pode tocar; meus pais recolheram algo que não dá frutos, e eu tomei aquilo que frutifica, pois quem dá tsedaká recebe os juros neste mundo, mas o capital fica para o mundo futuro. Meus antepassados juntaram tesouros de dinheiro e eu junto tesouros da alma (isto é, com a tsedaká cumpri muitas mitzvot). Meus antepassados juntaram para outros (para os seus descendentes) e eu junto para mim mesmo. Meus antepasados juntaram para este mundo e eu junto para o mundo futuro.
Ir para o topo Ir para baixo
Clau
Talmidim
Talmidim
Clau


Número de Mensagens : 19
Idade : 50
Nome : Clau
Data de inscrição : 25/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptySáb Dez 08, 2007 3:33 pm

Avot deRabi Natan 3
Era uma vez um justo, que fazia muita tsedaká.
Uma vez estava viajando num navio, soprou um vento forte e afundou a embarcação no mar.

Rabi Akiva o vira e veio testemunhar diante do tribunal, para que sua esposa pudesse se casar novamente.

Antes que ele pudesse prestar seu testemunho, eis que chega aquele homem e posta-se diante dele. Perguntou-lhe (Rabi Akiva): - Não és tu o homem que se afogou no mar?
- Sou , respondeu.

- E quem te tirou da água?

Disse: - Os bons atos que pratiquei me tiraram do mar.

Como sabes? perguntou Rabi Akiva.

- Quando desci ao fundo do mar, ouvi uma gritaria das ondas do mar; uma onda dizia à outra: Depressa, ergamos este homem à superfície, pois ele fez tsedaká toda sua vida.
Disse Rabi Akiva: - . No mesmo instante, Abençoado sê Tu, Eterno, nosso D'us, D'us de Israel, que escolheste as palavras da Torá e as palavras dos sábios, e que as palavras dos sábios existem e perduram para sempre, conforme está escrito em Provérbios 10:2: 'Tsedaká livra da morte'

Chanuka Sameach!Dízimo 2652210


Última edição por em Qua Dez 12, 2007 1:39 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: ...   Dízimo EmptySáb Dez 08, 2007 7:37 pm

Chanukah Sameach Clau!
O teclado ficou bom?

Achei otimo postar essas historias do talmud...
da uma comentada no topico do talmud porque tem coisas que minha cabecinha nao entende he he;
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Neto
Talmid Chachan
Talmid Chachan
Neto


Número de Mensagens : 68
Data de inscrição : 29/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo EmptyTer Dez 11, 2007 10:21 am

Podemos ver que o Eterno, ao colocar o dízimo como mandamento ele já estava dando uma solução que até hoje seria o caminho mais víável para o combate a pobreza e as concentração de renda: A transferência de Renda, que nada mais é o que o "fome Zero" tem por base. E o Eterno já havia colocado isso ná época de Moshé. Imagine se os conglemerados, as sociedades mais ricas do mundo, aquelas que detem o capital internacional, aqueles 10% que detêm 60% de toda a riqueza, fizessem o Tsedacá??? Seria uma boa, mas no mundo da utopia. Mas nos resta pensar!!!
Ir para o topo Ir para baixo
liderlite
Shammes
Shammes
liderlite


Número de Mensagens : 106
Idade : 32
Nome : Daniel פסח מרדחי
Data de inscrição : 22/11/2007

Dízimo Empty
MensagemAssunto: ..   Dízimo EmptyQua Dez 12, 2007 3:22 pm

os yehudim fazem muita tsedaka, mas nao chega a ser 10%...

"mais é o que o "fome Zero" tem por base."

Infelizmente o fome zero ou o bolsa familia nao funcionam como deveriam.

O fome zero nao existe. O Bolsa familia, por outro lado, existe.

Seria o 6o. ou 7o. nivel de caridade...

Mas é insuficiente...

ele nao ajuda como deveria... Nao é sempre culpa do governo(vou ser sincero, nao me apraz esse governo, mas tambem tenho de aprovar as boas coisas), mas tembem culpa do povo. O Povo muitas vezes deixa de trabalhar e vive de bolsa familia.

Se o governo chegasse ao oitavpo nivel da caridade, que é dar emprego ao pobre ou ajudar o pobre a ter seu negocio(emprestar pequenas quantias (até 2.000 Reais) a quase nenhum juro) para que pudesse investir, e diminuir os impostos aos mais pobres, creio que realmente seria uma ajuda muito boa, mas se o povo cooperasse.

Se o povo vive de Tsedaka mas nao faz nada para reverter, continuara vivendo de Tsedaka para sempre.

Por isso, nao adianta nem sempre só o governo dar Tsedaka. Nos tambem podemos fazer nossa parte.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.judeunagalut.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Dízimo Empty
MensagemAssunto: Re: Dízimo   Dízimo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dízimo
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Talmud Torah Online :: Tanakh :: Torah-
Ir para: